quarta-feira, 13 de novembro de 2013

O que você queria saber sobre: os tipos de whey


Algumas pessoas me perguntam qual whey comprar, qual a melhor marca, qual a diferença entre proteína de rápida absorção, e de lenta absorção. Então, eu resolvi fazer uma pesquisa bem minuciosa sobre o assunto, já que eu sou professora e não nutricionista. 

Nesse artigo eu vou falar sobre 5 proteínas em pó mais comercializadas no mercado, sendo elas: concentrada, isolada, hidrolisada, albumina e caseína.

Vamos lá!

PROTEÍNAS PARA RÁPIDA ABSORÇÃO:
 
1- Proteína CONCENTRADA:

A Proteína concentrada é a forma mais barata e comum de proteína de soro de leite, utilizada frequentemente para introduzir proteína em maior quantidade na sua dieta, no intuito de maximizar a hipertrofia muscular. A maior diferença entre ela e as demais proteínas de rápida absorção é que ela é a que contém maior quantidade de placebo (carboidratos,lactose, gorduras, etc..) em relação às demais, que normalmente possuem uma taxa de mais de 90% de proteína pura em sua composição. Apesar deste nível de concentração menor, constitui, ainda, uma proteína de boa qualidade, na medida em que contém bastantes aminoácidos essenciais.

Melhor horário para consumo: Durante o dia, de preferência entre as refeições ou logo após o treino.


2- Proteína ISOLADA:

Como já citado acima, a proteína isolada é constituída em 90% ou mais de proteína pura. O suplemento é obtido através da filtragem da proteína de leite. É filtrado o suficiente para ser virtualmente livres de lactose, hidratos de carbono, gordura e colesterol (os placebos que contém na concentrada).
É considerada uma proteína completa, o que significa que tem todos os aminoácidos necessários à sua dieta diária, contendo níveis especialmente elevados de aminoácidos de cadeia ramificada.
Dado o seu custo mais elevado, a proteína isolada é principalmente destinada às pessoas exigentes que desejam um produto de qualidade com uma quantidade de hidratos de carbono muito reduzida.
Resumidamente, a proteína isolada é mais pura que a concentrada e com isso é possível se obter uma absorção muito mais eficaz e rápida pelo nosso organismo.

Melhor horário para consumo: Logo após o treino.

3- Proteína HIDROLISADA:

A proteína hidrolisada é considerada a fórmula de ouro das proteínas, pois ela possui apenas o ‘’néctar’’ da mesma.
Ao contrário da concentrada ou isolada, esta proteína já vem enzimaticamente quebrada em pequenos peptídeos, o que proporciona uma velocidade máxima de absorção, tornando-a superior às outras para promover a hipertrofia muscular pós-treino.
Uma suplementação com proteína hidrolisada pode ajudar a estimular e impulsionar o sistema imunitário, ajudando a desintoxicar o corpo e proteger as células.
Porém o grande diferencial da proteína hidrolisada é a sua absorção quase que imediata, por isso ela é considerada a melhor proteína para tomar logo após o treino. Todavia, também por isso, é normalmente a mais cara de todas.

Melhor horário para consumo: Logo após o treino.

PROTEÍNAS DE ABSORÇÃO LENTA:

4- ALBUMINA:

Resumido, a Albumina é uma proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo.
Quando utilizada como forma de suplemento, serve para ajudar a ganhar massa muscular.
É uma proteína muito boa e uma das mais antigas que existem, porém perdeu um pouco de espaço no mercado por se tratar de um produto barato, com um sabor não muito agradável e com um efeito colateral um pouco inconveniente que é o aumento da produção de gases.

Melhor horário para consumo: Durante o dia, de preferência entre as refeições/Antes de dormir.

5- CASEÍNA:

A caseína é um suplemento de alta concentração de proteína do leite e de absorção super lenta. Essa dupla capacidade do produto o faz praticamente indispensável para ser consumido antes de dormir. Quem segue dieta para hipertrofia, sabe que alimentar-se a cada duas horas e meia, três horas é regra que deve ser cumprida à risca. Mas e durante as sete, oito horas de sono recomendáveis para ter músculos maiores? Aí que entra a caseína. Por ser digerida vagarosamente, esse suplemento tem a vantagem de fornecer proteínas ao corpo por mais tempo do que uma as demais proteínas.
É um ótimo anticabólico, evita a perda de massa magra e potencializa os ganhos.
O preço desse suplemento é um tanto elevado se comparada a Albumina principalmente, mas, no geral, não se precisa mais do que uma dose por dia. Portanto, um pote dura muito tempo.

Melhor horário para consumo: Antes de dormir.

Espero que tenha tirado algumas dúvidas.
Beijos,
Fran.






Nenhum comentário:

Postar um comentário